30 novembro 2013

Preparativos (I)

Bom dia... Ou boa tarde!

Para mim, ao sábado é bom dia até 16-17h. Adoro dormir até tarde, tomar o pequeno-almoço na cama e ver um filme. Só depois é que me levanto para ir às compras e/ou tratar da casa. Pelo meio perco-me um pouco nas tecnologias e ainda vejo mais um filme.

Ora bem, no post anterior falei-vos da importância das consultas de Nutrição e Psicologia. Ora foram essas as consultas que eu tive esta semana e ainda fiz uma bateria de exames:

- análises ao sangue (eram 2 ou 3 páginas de requisitos)
- ecocardiograma
- electrocardiograma
- raio-x ao tórax
- ecografia abdominal

Upa, upa! O que vale é que no Instituto Cuf são muito simpáticos e funciona tudo a horas. Adorei a nutricionista e a psicóloga. Ambas deram o seu contacto de email para entrar em contacto com elas caso precisasse e já tenho novas consultas marcadas ainda antes da cirurgia.

Vim com trabalhos de casa especialmente da parte da nutrição, para me habituar às novas "maneiras":

- comer muito devagar
- cortar todos os alimentos em pedaços muito pequeninos
- mastigar tudo muito bem
- evitar ultrapassar as 3-3.5h sem comer (durante o dia)
- evitar beber ao almoço e ao jantar
- evitar bebidas gaseificadas
- contornar uma situação que me deixa tensa neste momento. Depois da cirurgia terei de estar o mais calma possível

Ora bem, quem é que já começou a fazer isto? Ninguém? Pois, ninguém! Tenho de confessar que são todas difíceis para mim e por isso mesmo é que devia começar quanto antes. Vou tentar... Lembrar-me! Porque o problema é que quase todas elas estão enraizadas há mais de 30 anos! 

A nutricionista também referiu que devia fazer exercício. Mas eu mal consigo subir um lance de escadas, portanto ficou para o pós.

Falando agora sobre a consulta de Psicologia, gostei muito da psicóloga. Consegue assumir vários papéis de forma a fazer-nos reagir. Entrei lá sem saber bem o que dizer e achar que não havia muito a dizer (e ela percebeu isso) e sai de lá muito aliviada. Um dos papéis é fazer de advogado do diabo e isso é importante porque nos obrigar a pensar nos "e se" e pensar se conseguimos dar a volta, se poderá ser ou não uma situação válida. Gostei!

Um aparte, antes de terminar, mas que também tem a ver com os preparativos. Ontem fui ao continente e a roupa interior (incluindo roupa de dormir) estavam com 50% de desconto em cartão. Lembrei-me que provavelmente preciso de 2 camisas de dormir e não tenho! Ora, o continente também não! Se calhar podia era ter aproveitado e ter comprado uns chinelos de jeito! Não me lembrei...

Bjs e bom fim‑de‑semana 

3 comentários:

Ana disse...

Concordo plenamente que essas consultas sao de extrema importancia.
E deves sim começar a implementar aos poucos essas recomendações.
Eu comia mt depressa e nao mastigava, porque infelizmente tive uma infeção e perdi 4 molares duma vez do mesmo lado entao não conseguia mastigar direito. A conselho da nutricionista fui por uma protese e agora tenho tentado mastigar muitooooooooo.
Boa sorte e que continue a correr tudo pelo melhor

Ana disse...

Comer muito devagar é o que mais venho tentando aprender. Isso serve para todos, com ou sem cirurgia.

Que bom que está tudo indo bem!

Unknown disse...

Ola!
Há um ano atrás era eu quem andava nesses preparativos.... hoje o meu "dilema" com os pijamas es´tá acabadinho de chegar ao blog( espreitem: www.bandagastricamente.blogspot.com)
A dra Ana, a nutricionista é um doce de pessoa. Adoro-a e só tenho pena de não conseguir ir mais vezes À consulta. Quanto >À psicóloga acho que não me devo pronunciar pois deixei de ir às consultas pois optei pelo coaching. ( embora uma e outra coisa não sejam "concorrentes"). Fico feliz que te tenha dado o e-mail. É um grande progresso. e sem dúvida que nos dá outra segurança.
Pareces "eu" há um ano... sensação engraçada e curiosa.

kiss kiss,
Mary