04 dezembro 2013

Segundas Opiniões - Vira o disco e... Soa melhor!

Olá!

Desde que eu resolvi fazer a cirurgia que me diziam para pedir uma segunda opinião, quiçá uma terceira. E assim o fiz, depois de ter conversado com uma pessoa que fez o bypass gástrico sem complicações e a correr bem há quase um ano (claro que isto não quer dizer muito, os corpos diferem).

E ainda bem que o fiz (e peço desculpa a quem chamei chato/a por me melgarem com isto)! Não é que estivesse mal servida com o meu médico anterior mas tive uma maior sensação de tranquilidade, de certeza e de confiança com o meu novo médico. E sai de lá com a cirurgia marcada, também para o início do ano o que me permite manter os planos.

Como hoje ligaram do Instituto Cuf a indicar que todos o exames estavam prontos, dei lá um pulo e aproveitei para desmarcar as consultas que tinha marcadas e tentar falar com o Dr António Sérgio mas ele não estava. A menina da recepção deu-me um número para ligar para tentar falar com ele, mas acabei por dar de caras com ele e com a enfermeira Paula. Fiquei atrapalhada. Acabei por dizer que tinha pedido uma 2ª opinião e que portanto ia cancelar a cirurgia. O Dr António Sérgio disse que tudo bem, que era normal mas eu vi que ficou desiludido porque percebeu que eu ia fazer com outro médico e não o disse directamente. Não tenho jeito nenhum para estas coisas, não consigo mentir mas também me custa dizer a verdade... E fica pelo meio. Estando dito (mais ou menos) ao Dr. António Sérgio, enviei mail à nutricionista e a psicóloga (a pessoa que mais me custa a deixar) a informar e a agradecer a disponibilidade.

Para quem está ler isto (especialmente a Mary) convém deixar dito que eu não tenho nada contra o Dr António Sérgio, pelo contrário, foi externamente paciente, respondeu as minhas perguntas (estúpidas) todas, etc... E o pessoal da Cuf é 5 estrelas e eu adorei a nutricionista e principalmente a psicóloga. 
Simplesmente criei uma maior empatia com outro médico... E o facto de conhecer pessoalmente uma pessoa que foi operada pelo mesmo médico e através do mesmo método ajuda muito e vai ajudar muito mesmo no pós. Pelo sim, pelo não falei com a minha médica que me segue regularmente e ela concordou que tomei a melhor decisão.

A reter deste post: peçam sempre uma segunda opinião. Se tiverem alguém na área da saúde peçam informações. Se souberem de alguém que já foi submetido ao mesmo procedimento, espremam-no ;) para qualquer cirurgia é importante irmos o mais calmos e confiantes possível. E atenção ao que lêem na internet... Há que saber filtrar!

Beijos!

6 comentários:

Unknown disse...

olá
Nem poderias ter nada contra o dr. Sérgio.
E deves fazer o melhor para ti.
Uma coisa posso garantir, podes encontrar igualmente bom,mas melhor não. Mestre é sempre mestre.

Cristine (Cris) disse...

Mary, o meu procedimento não é a banda no qual realmente o Dr. Sérgio é o melhor. Não foi este facto que me fez decidir, mas também ajudou um pouco. Mas sem dúvida que quem for caso para banda eu aconselho o Dr. António Sérgio ;) até porque conheço alguém que está a superar expectativas =D

Unknown disse...

bom, eu já sou da spoucas exceções com banda ( foi uma escolha minha). Dizer que o Dr. X é melhor neste ou naquele procedimento pode ser um logro. MAs cada um deve fazer o que a fizer sentir melhor. Neste tipo de procedimentos o sentimento de segurança e o follow up são essenciais e é com base nesse sentir que cada um deve fazer as suas melhores escolhas. E nunca é de mais lembrar que o que é bom para mim pode não ser para oura pessoa ( exemplo: eu acho a psicóloga uma idiota chapada. tu adoraste. entendes? o que é bom para mim pode não ser para ti e vice versa). Fazes bem em seguir o teu instinto, mas não digas coisas que não sabes ou que te levaram a pensar. dizer que o Dr. S é melhor na banda e não noutra coisa é no mínimo conversa de vendedor.
Podes ficar chateada com este comentário, mas jamais poderia não te chamar à atenção para isto.

Cristine (Cris) disse...

Não, nào fico nada chateada. Como em todas as compras, eu faço a minha pesquisa. E não troquei assim do pé para mão. Primeiro fui a uma consulta sem desmarcar nada. Aliás, quando fui às consultas de nutrição, psicologia e fazer exames já tinha a consulta de segunda opinião marcada. Porque fiz assim? Porque podia realmente chegar a consulta e não gostar.
Eu podia simplesmente fechar este blog dizendo que cancelei a operação e abrir outro noutro lado. Não o fiz porque pelo que eu passei é uma coisa normal. Se tivesse optado por não trocar, eu ia escrever na mesma o que se passou. Acho importante falar sobre isto.
E sublinhando o facto de não estar chateada, acho que tu estás com uma atitude ai o meu é melhor do que o teu. Mas eu percebo, és muito ligada ao Dr. Sérgio. Miúda na boa. Paz e amor : D

Ana disse...

Nao conheço o médico nem interessa.
O mais importante é mesmo o medico transmitir-nos paz tranquilidade e confiança.
Eu concordo que devemos procurar várias opinioes, falar pessoalmente com pessoas que fizeram o mesmo procedimento, isso dá-nos outro conforto outras certezas, e realmente o saber filtrar +e muito importante.
Em relaçao a psicologa se gostaste tanto dela não podes continuar com ela?
Eu apesar de ser no publico continuo com a minha psicologa no privado e não a troco por nada.
beijinhos e que corra tudo pelo melhor

Cristine (Cris) disse...

Anita, já pensei nisso. Na fase pré e pós terei de ser acompanhada pela psicóloga com quem o médico lida, faz sentido. Depois disso, acredito que possa mudar. O importante é eu ter um suporte e pedir ajuda mal precise.

Bjs e que corra bem a ti tb, dá notícias