22 novembro 2013

E se...

Ando a criar endereços de blog para o pós cirurgia... Ainda não sei bem como vou fazer, se faço apenas um ou se divido a informação por vários blogs: comida num, desporto noutro e outros tópicos num blog mais geral.

A par disso, continuo a ler muito sobre tudo ao que se refere à cirurgia e ao primeiro e segundo mês. E creio que é inevitável (e que todas as pessoas devem fazer) ponho-me a fazer contas ao quanto é provável que emagreça no primeiro ano. E é destas contas que surge o "e se..."!

Pelo que tenho lido, a maioria dos caso de bypass perdem no 1º ano 70% do excesso de peso. Ora, no meu caso, se eu fizer uma dieta em que perca 125 gramas por dia (excluindo os domingos) consigo perder os ditos 70% (retirando 5% para compensar os deslizes de domingo).

E depois do "e se..." colocam-se as questões: "será fácil perder 125 gramas por dia?"; "conseguirás manter (dado o teu historial)?"; "valerá a pena correr um risco, manter uma dieta altamente restritiva no início para ao fim de um ano ter o mesmo resultado?";...

Mas aparecem respostas como: "com a operação a perda será rápida no início o que vai aumentar a autoestima logo o que vai ajudar a manter o bom trabalho e muito provavelmente as idas ao ginásio"; "indo ao ginásio, vai ajudar na perda de peso e modelação do corpo que vai levar a gerar mais autoestima"; "a não ser que deslizes, vais comer sempre menos do que o normal o que te vai permitir, no limite, manter o peso";...

E há ainda o facto de já ter avisado no trabalho que ia ser operada e não me apetece voltar atrás com o que disse... Isto faz-me pensar que se calhar precipitei-me um pouco, e não digo isto por não estar informada, mas por não ter pensado noutras alternativas. Mas, francamente, as alternativas no passado falharam todas! 

Raios, mas dá que pensar... 125 gramas por dia?

Beijos!

2 comentários:

Ana disse...

Ai os ses......
Esses ses volta e meia batiam a minha porta, mas consciencializei-me que seria mais tempo perdido mais desilusoes, mais frustraçoes e maispeso ganho :(
É bom por tudo na balança e pesar até a cirurgia vai acontecer muito e penso que é bom, é sinal que temos consciencia que sabemos no que nos iremos meter.
beijinhos

Cristine (Cris) disse...

Creio que consciência não me falta, pelo menos informação. Se calhar é triste, mas a verdade é que passo as minhas noites livres a pesquisar blogs sobre cirurgia bariatrica. Entretanto, estive em contacto com uma pessoa que fez a cirurgia à 10 meses e foi muito importante ouvir na 1a pessoa, ler os planos da nutricionista e até ver as cicatrizes. Mas, apesar dos contras todos, acho que realmente a cirurgia é o caminho certo.

Bjs