18 novembro 2013

Informando (I)

Olá!

Estava a pensar aqui que criei este blog com o intuito de escolher o que fazer: cirurgia ou dieta, e no caso da cirurgia, qual cirurgia. E a ideia era pôr aqui informação... Mas nunca o fiz! Mas vou fazê-lo agora.

Para quem não me segue, começo por dizer que optei pela cirurgia porque efectivamente já tentei de quase tudo, algumas situações ainda tive bons resultados mas não os suficientes para conseguir manter. Além disso, o meu IMC é de 41, tenho falta de ar ao minímo exercício, etc.

E perguntam vocês: "Ah, mas se não mantiveste antes, vais conseguir manter depois os resultados da cirurgia?". Espero que sim, vou-me esforçar para que isso aconteça. 
Eu sempre tive um problema (que creio que deve ser comum a muita gente), apenas com força de vontade e motivação, especialmente esta última é que eu iniciava as dietas. Não valia a pena começar sem motivação porque passado 2 semanas estava a descambar. E motivação gera motivação... Ao ver o número da balança a descer mais motivada ficava, e mais motivada estava mais depressa fazia exercício...

E vai ser isto que vai acontecer com a cirurgia... Mas não pensem que será fácil e que estou a escolher a forma mais fácil e rápida. Só após um ano da cirurgia é que eu vou comer quase de tudo mas sempre em mini quantidades muitas vezes ao dia. Os primeiros 15 dias, só liquídos. Depois há o dumping, conjunto de sintomas não muito agradáveis que podem ocorrer depois das refeições (haverá um post sobre isso), aceitação social, etc. Só para assustarem-se mais um pouquinho leiam os posts dos dias 7, 9 e 14 de Novembro do blog Mais Pró Menos.

Assustados? Bem, então se o vosso problema é apenas excesso de peso, optem pela dieta. Pela experiência que tenho, aconselho à maioria uma dieta proteica. Um bom exemplo é a dieta da Dra. Agata Roquette, a dieta dos 31 dias. Acreditem que eu também achava que era mais um livro de dietas, mas esta é bastante fácil de se manter e... para os amantes de pão, podem comer um ao pequeno-almoço!

Quanto às cirurgias, apenas vou referir as duas sugeridas pelo meu médico: a banda gástrica e o bypass gástrico. Segundo ele, ambas a longo prazo têm a mesma taxa de sucesso. No meu caso, que sou bom garfo, o bypass em y de roux (não é o famoso sleeve), é mais indicado. A banda tem menos riscos associados, aliás são quase nulos. No caso do bypass, terei de ficar 5 dias internada e terei um dreno por causa de eventual má cicatrização e estarei de baixa 15 dias

Como é que a Banda Gástrica Ajustável me pode ajudar a perder peso?

A banda gástrica é uma técnica restritiva pura, e ajuda a perder peso porque induz muito rapidamente uma sensação de plenitude gástrica, satisfazendo com uma pequena quantidade de alimentos ingeridos.

E a cirurgia de bypass gástrico?

A cirurgia do bypass gástrico, dá também uma sensação de plenitude gástrica muito precoce, mas junta alguma malabsorção dos alimentos, em particular dos doces e gorduras.

Esta informação foi retirada do site do Instituto CUF. No link abaixo tem estas e outras perguntas comuns.

www.institutocuf.pt/Content/Servicos+e+Especialidades/Centros/Perguntas+Frequentes/Conteudos/ICDT_Cirurgias+Gástricas


Beijos!


1 comentário:

Unknown disse...

oLA! fico à espera da publicação sobre o "dumping" pois não faço a mínima ideia do que isso é!

kiss kiss
Mary