29 novembro 2013

Informando (III)

Olá!

Hoje vou-vos falar do apoio no pré e pós-operatório por parte de Psicologia e Nutrição. Desenganem-se se acham que uma consulta de cada chega. Nenhum de nós, por mais informação que recolhemos estamos preparados para o que NOS vai acontecer. A NÓS, ao NOSSO corpo. Porque cada corpo é corpo, cada cirurgia é uma cirurgia e cada ser é um ser! De minha parte, tenciono ir a estas consultas sempre que possa, seja necessário e tenha dúvidas. Têm medo de fracassar? Estas consultas servem para evitar isso. 

A Psicologia é importante no sentido de nos dar capacidade de lidar com a nossa mudança e com a sociedade. É normal que ocorram alterações de humor após a cirurgia e Psicologia vai ajudar nesse ponto. E no meu caso, vai ajudar a desabafar, não vá dar-me um "vaipe" e eu desatar a resmungar com toda gente. Mesmo que a psicólogo/a faça de advogado/a do diabo, será uma pessoa que estará a depositar a sua energia em nos ajudar... E nós devemos aceitar essa ajuda, porque se estamos a tomar uma decisão de fazer a cirurgia para nos ajudar, devemos pensar em nós e deixar que nos ajudem.

A Nutrição vai-nos ensinar a comer. Sim, ensinar! Porque o nosso corpo vai tentar encontrar um novo equilíbrio e é importante saber o que ele necessita. E desenvolver estratégias para evitar cair em tentações e pontos de fuga. E eu, que sou uma rapariga sem jeitinho nenhum para a cozinha e sem imaginação, vou beber as palavras do/a nutricionista para programar refeições, perceber o que posso substituir sem haver perda de prazer, etc!

Vá lá pessoal, estas consultas são importantes! Para quem tem sub-sistemas de saúde e/ou seguros, penso que se o médico que vos operou, ou a médica de família ou uma médica de clínica geral, vos passar uma declaração a prescrever estas consultas, devidamente explicado porquê, estas passam a ser comparticipadas! 

Informem-se!

Bjs... E pessoal... é quase fim‑de‑semana!

Sem comentários: