19 março 2014

Refeições habituais

Olá!

Uma das coisas que me preocupava antes da operação era como seriam as minhas refeições, se iam ser diferentes, com modos diferentes de confecção, etc. Nada disso... Tem sido muito fácil, mas o facto de eu não ter problemas em comer quase sempre o mesmo ajuda.

O que tenho sempre em casa:
- massa
- carne picada já cozinhada congelada
- legumes congelados
- ovos

Nos dias de ginásio ou em que saio tarde do trabalho, rapidamente faço uma omelete, ou escalfo um ovo ou descongelo a carne e faço a massa. Se for para fazer para o dia seguinte, opto pela omolete ou pela carne picada.

Para o resto dos dias, faço arroz de peixe (com tomate e pimento). Por vezes faço puré com frango estufado. Tenho apostado no peixe por ser mais saudável mas também por ter um pouco receio ainda da carne.

Quanto aos legumes, se tiver tempo compro brócolos ou espinafres, primeiro cozo-os e depois salteio num pouco de azeite e alho. Senão, faço os legumes congelados.

Relativamente às refeições mais pequenas... Tenho comido 2 bolachas maria logo que acordo, no verdadeiro pequeno-almoço como meio pão integral com um niquinho de nada de philadelphia light e bebo leite com cevada. O primeiro meio da tarde é fruta (tenho apostado nos kiwis, morangos, ameixas e uvas) e 2 ou 3 bolachas Maria e no 2º meio da tarde como o restante meio pão e ponho mais ou menos philadelphia consoante se bebo chá ou como o iogurte. Não tenho comido nada antes de dormir porque janto sempre entre as 21 e as 22 horas. Ao longo do dia tenho beber 500 ml de chá de manhã e outros 500 de tarde... Mas raramente consigo. Ao fim de semana, quando me lembro, faço meia tosta mista nhammmm :D

A minha alimentação não varia muito mas como tenho gostado, não me canso...


Bjs

Próximo post: ginásio

13 março 2014

Consulta de Nutrição - 3º Mês

Olá!

Já fui à nutricionista e sai de lá a saber que tinha perdido 13 kg e com um novo plano. Claro que me perguntou como eu passei o mês, falei-lhe dos dumpings... Não ouvi um raspanete mas vi uma cara do tipo "pois, estava à espera de quê?! Eu avisei" :)

Para não deixar para o fim do mês, aqui vai o novo plano

Pequeno-almoço: iogurte de aromas sólido ou liquído magro ou 120ml de leite magro (pode ser com cevada) e meio pão de mistura ou integral com fiambre de peru ou 2 tostas ou 2 colheres de sopa de cereais integrais ou 3 bolachas maria ou de água e sal.
Meio da manhã (passado 2h): igual ao pequeno-almoço. 
Almoço (passado 2h30): 120 ml de sopa de legumes. 60-70 gr de peixe ou carne ou um ovo escalfado, 3 colheres de arroz, massa, ou batatas e legumes cozidos. 
1º meio da tarde (passado 2h30): uma peça de fruta madura sem casca e 3 bolachas maria 
2º meio da tarde (passado 2h): igual ao pequeno almoço.
Jantar (passado 2h): igual ao almoço 
Ceia (passado 2h): iogurte sólido ou líquido magro ou 120 ml de leite magro

Notas

Almoço e Jantar: Começa-se pela sopa, e depois proteína mais legumes e só depois é que se ataca os hidratos

Pequeno-almoço, meio da manhã e lanche: pode-se comer o pão ou as tostas com queijo fresco, ou queijo creme ou fatiado desde que seja magro. Se se consumir queijo, deve-se substituir o iogurte ou o leite por chá.

Perguntas & Respostas:

Posso usar tomate em lata? Sim, desde que verifique no rótulo que não contém maltose ou outros "oses" porque são açúcares
O que comer antes do ginásio? Meia hora ou uma hora antes comer uma peça de fruta ou beber um compal essencial e comer uma ou duas bolachas Maria. Nunca ir sem comer nada à mais de uma hora!
Posso começar a comer kiwi e laranja? Posso misturar frutas? Sim e sim. A mistura é permitida desde que a quantidade não ultrapasse a quantidade de uma peça de fruta.
Chá verde? Sim, desde que seja descafeinado
Leite meio gordo? Hmmm, é preferível o magro mas sendo só uma vez por dia pode ser.

Ficou por perguntar (vou enviar email):
- cogumelos?
- salmão fumado?
- vinho/cerveja na comida?
- sopa de cebola (molho)?
- chá de cavalinha ou drenante?
- Papas de aveia (substituir o pão)

Próximo post: as minhas refeições habituais

Bjs!

12 março 2014

2 meses

- menos falta de ar
- menos dores de costas
- menos tempo sentada no sofá 
- menos comida no prato
- menos obstipação 
- menos falta de estima
- menos roupa que não me serve
- menos...
- menos 13 kg :)

Próximo post: dieta 3º mês 

Bjs e obrigada ;)

11 março 2014

Receitinhas

Salmão estufado com arroz de tomate

Ingredientes:

3 colheres de sopa de arroz carolino
3 tomates maduros
3 pedaços pequenos de pimento verde
Cebola e alho picados a gosto
Ervas aromáticas (para peixe uso tomilho) a gosto
Azeite (um fiozinho para o arroz e outro para o peixe)
2 lombinhos de salmão.
Sal q.b

Preparação:

Em dois tachinhos, colocar o fio de azeite, as ervas aromáticas e a cebola e o alho picados. Não deixar alourar. Colocar um tomate no tacho do arroz e os outros no do peixe, aos cubos e de preferência pelados. Colocar também um pedaço de pimento no arroz e 2 no peixe. Juntar água no arroz e quando ferver colocar o arroz e baixar o lume para médio-baixo. Vigiar para ver se é necessário colocar mais água. Colocar o peixe no tacho e baixar o lume. Juntar bocadinhos de água sempre que necessário. 

Arroz e peixe devem cozinhar muito bem. Contem com 1h-1h30 de preparação. Estas quantidades dão para 3 ou 4 refeições.

Ovo escalfado

Colocar num tacho com água a ferver. Quando começar a ferver, reduzir para uma temperatura em que a água pare de ferver. Quando parar de ferver, partir o ovo para uma chávena de café e virar para o tacho. Deverá ser retirado passado 3-4 minutos. A gema deverá estar líquida. Servir com arroz branco ou massa.

Nota: o ovo poderá ser escalfado num resto de tomate estufado, bastando juntar água e rectificar os temperos

Bom apetite!

04 março 2014

Ena ena... É Carnaval... E dia de ginásio também!

Olá olá!

É Carnaval... Mas a malta vem trabalhar e coisa e tal! Não me importo, sinceramente. Já é o segundo ano. Está menos trânsito, posso vir de carro, o ambiente laboral está mais soft e até os chefes aparecem com apontamentos carnavalescos!

E hoje também é dia de ginásio! A semana passada fiz a avaliação física e hoje vou começar com o meu plano de luta! Não gosto muito de ginásios, nunca gostei... Mas é muito importante para uma maior sucesso de qualquer cirurgia bariatrica. Perder peso, já estamos a perder... Precisamos de tonificar ao máximo para evitar ficar com muitas peles... E nisso, a musculação ajuda... Além de que, ao criar-se músculo, a queima de gordura vai ser mais rápida e consequentemente a perda de peso também. E, embora o meu cirurgião tenha dito para apenas fazer musculação e deixar as aulas aeróbicas de lado, eu decidi (com aval da treinadora) fazer uma aula de hidroginástica por semana. Sempre tive alguns problemas de coluna e a água vai ajudar a aliviar. Além disso, como é necessário fazer um aquecimento prévio na passadeira e na bicicleta, este aquecimento vai ajudar-me a ganhar mais fôlego e resistência. Só boas coisas! O que não pode faltar é o leitor de mp3 ;)

Sei que prometi que este post seria sobre as comidinhas... Será o próximo... E desta não passa.


Beijos! 

02 março 2014

Dieta 2º mês

Olá!

Vou-vos deixar o plano da dieta em vigor... Quase a terminar ;)

Pequeno-almoço: iogurte sólido magro com 3 bolachas marias esmigalhadas ou 120ml de leite (pode ser com cevada) e meio pão de mistura ou integral (que tem de ser molhado no leite.
Meio da manhã (passado 2h): igual ao pequeno-almoço. 
Almoço I (passado 2h30): 120 ml de sopa de legumes. Na hora acrescenta-se 30gr de peixe ou carne e passa-se tudo.
Almoço II (passado 1h): 30 gr de peixe estufado (em cru) ou carne picada ou um ovo escalfado. 3 colheres de arroz, massa, puré ou farinha de pau e puré de legumes. Deve ser tudo muito bem cozido. E ter um bocadinho de molho.
1º meio da tarde (passado 1h30): Fruta passada, assada ou cozida com 3 bolachas maria esmigalhadas. 
2º meio da tarde (passado 2h): igual ao pequeno almoço.
Jantar I (passado 2h): igual ao almoço I.
Jantar II (passado 1h): igual ao almoço II.
Ceia (passado 2h): igual ao pequeno almoço.

As refeições que são iguais ao pequeno-almoço eu tento variar. Se bebi leite ao pequeno-almoço, ao meio da manhã como o iogurte, ao lanche bebo leite e à ceia como iogurte. Tenho substituído o meio pão por uma fatia de panrico integral sem côdea. E como vos disse no post sobre a consulta de cirurgia, não necessito de fazer as refeições de sopa de jantar/almoço separadas... Basta dividir e fazer só uma. À noite, se deito à hora da ceia, apenas como o iogurte ou bebo leite.

No próximo post falo-vos das receitas...

Bjs!

01 março 2014

Dumping... Meu amor

Ai ai ai que desleixada que eu ando... Mas na verdade também não tenho tido muitas oportunidades de cá vir...

Como para a semana tenho a consulta com a nutricionista e a dieta deve mudar, espero durante a próxima semana falar sobre as comidinhas que tenho feito.

De um modo geral tenho andando bem, continuo a não ter fome e consigo beber mais ou menos 1 litro de chá por dia. Mas por vezes experimento uma situação que eu chamo de "ameaça" e tive 2 episódios de dumping (uma imediata e outra tardia, passado 1 hora da asneira).

As "ameaças" caracterizam-se por uma sensação de ter algo entalado no início do esófago. Derivam de pôr comida a mais na boca, ou mastigar mal ou então comer depressa de mais e acontecem durante a refeição. Quando isto acontece, eu paro, tento respirar direitinho ligeiramente mais fundo e a sensação passa.

Os meus episódios de dumping deveram-se a asneiras e graças a Deus apenas me fiquei pelas dores abdominais... Foram bem fortes, tive de me deitar e fazer círculos na barriga... Mas ainda bem que não me deu diarreia.
O primeiro dumping ocorreu quando aqui a menina achou que, passado uma semana, já comia muito bem e pôs-se a comer maçã sem ser cozida... Resultado: nem acabei a maçã porque comecei a sentir-me mal, com a sensação que ia deitar tudo cá por fora... Andei pela casa, a ver se passava a sensação... Mas vieram a dores abdominais! Deitei-me e passado 1 hora passou tudo.
O segundo episódio deveu-se a uma asneira maior! Vergonha! Uma amiga fez um bolo e eu tirei um nico. Mas o bolo estava tão bom que eu pus-me a debicar, de vez em quando... Devo ter comido 1/4 de uma fatia. Passado talvez uma hora, apareceram as dores abdominais... Ora é muito bem feita! A partir daí nunca mais abusei daquilo que eu nem sequer devia comer. Talvez o dumping venha ser o meu melhor amigo...


Próximos posts: Dieta 2º mês e Comidinhas das boas!

Bjs