31 dezembro 2013

Novamente doente :(

Já uns dias que andava com dores de cabeça mas eu pensava que fossem enxaquecas (já que não conseguia tolerar luz e som) ou então extremo cansaço da descarga emocional que tive.

Tentei ficar por casa, descansar e tal quando comecei com nariz entupido, dores no corpo, arrepios de frio,... E eu pensei : "outra vez?!". Toca a tomar um medicamento qualquer para a gripe... Os sintomas não passaram e juntou-se a tosse com expectoração. Toca a tomar mais o xarope para a tosse... Nada! Ontem acabei por ir às urgências (mais por medo da proximidade do dia C) e ainda bem que o fiz! Infecção respiratória com direito a antibiótico, mais anti-inflamatório, mais um snife e vitamina C (para arrebitar disse o médico). E descanso (= 3 dias de baixa)!

Não costumo ficar doente e este ano estou-me assustar... 2 antibióticos em menos de um mês?! Eu sei que também ando mais preocupada por causa da cirurgia porque não convém ir constipada ou com tosse. Por norma, já sei o que devo tomar e costumo controlar as raras constipações/gripes que tenho. Odeio estar assim!

Bem, como não sei se amanhã consigo passar cá em tempo útil porque, mesmo de baixa, vou ter mesmo de ir ao escritório tratar de uns assuntos inadiáveis e depois metem-se os cozinhados... Ficam aqui os meus votos de um Feliz 2014 repleto de saúde principalmente, alegria, paz,... e sempre com os vossos familiares e amigos presentes! 

Bjs!


30 dezembro 2013

Ok to Go: checking points

Neste momento, tenho todos os exames feitos, resultados vistos e o aval de Psicologia e Nutrição para seguir para a cirurgia.

Em casa já tenho a descrição da dieta a seguir no 1º mês para estudar bem e já estou inscrita num grupo de psicoterapia.

O termo de responsabilidade já está assinado... E quando o assinei lembrei-me da Mary... Caiu-me a ficha... Andei completamente estúpida o resto do dia.

Vou aproveitar os saldos para comprar uns pijamas, roupa interior e uns chinelos.

Uma boa semana para todos... Bjs

29 dezembro 2013

Verdadeiro ou Falso

Desde que surgiu a ideia da cirurgia que comecei a ler e a procurar informação na internet. Como seria de esperar, nem tudo que lemos é verdadeiro. 

Na penúltima consulta com o cirurgião tirei uma série de dúvidas, entre as quais as seguintes:

- Cintas e meias elásticas? Não vou precisar porque vou tomar um injecção na véspera da cirurgia e mais outras 5 nos primeiros dias de alta para evitar tromboembolias (e não tromboflabites como escrevi inicialmente)

- Suspender a menstruação para evitar anemias? Só no caso de ser uma menstruação "monstruosa"

- Exercício físico, caminhadas? Passado um mês, caminhadas. Passado 2 meses, começar lentamente com musculação e ir intenficando. Esquecer aulas aeróbicas, porque perder peso já estamos a perder, precisamos é de manter a musculatura

- Diarreias e gases? Temporário? Prisão de ventre? Inicialmente deverei ter prisão de ventre e depois diarreia e gases. Isto será temporário e vai reduzindo à medida que a alimentação vai "ficando normal"

- Bebidas alcoólicas? Não convém com o bypass porque o álcool passa a ser absorvido mais rápido... Ou seja, ficamos mais alegres mais rapidamente.

Claro que estas respostas podem depender de médico para médico e/ou de cirurgia para cirurgia... Convém sempre colocar as nossas questões.


Bjs




20 dezembro 2013

De volta...

Infelizmente (ou felizmente) a minha tia não resistiu e faleceu. Como não tenho direito a dias, acabei por tirar 2 dias de férias para acompanhar o meu tio e a minha prima.

Apesar do motivo da morte não ser a obesidade (muito longe disso!), esta situação convenceu-me ainda mais a seguir para a a frente com a minha decisão. Sou nova, tenho uma vida pela frente, porque é que eu não hei-de evitar problemas futuros? A vida é tão curta...

Ponto da situação:

- Tenho quase todos os exames feitos, falta apenas 1. E os que eu fiz, estão todos ok!

- Neste momento, a minha luta é com a seguradora... Para trás e para frente com relatórios para justificar a cirurgia.

- A nutricionista quer que eu faça uma dieta durante os 15 dias que antecedem a cirurgia :(

- Depois do Natal vou ter nova consulta com o cirurgião para mostrar os exames e consulta com a Psicóloga. Também vou ter com a endocronolista a quem vou pedir um relatório sobre a condição da minha tiróide que faz com que tenha tendência a engordar

E é isto! Estamos em contagem decrescente... :)

Beijos!

13 dezembro 2013

I Just Post to Say...

I'm alive! :) 

Tenho andado com muito trabalho e para ajudar à festa tenho uma tia muito mal mesmo no hospital. Portanto não tem havido muito tempo para vir cá, apenas vou vendo os blogues e deixando comentários.

Mas continuo focada, só falta fazer um exame. Pelos outros, tenho luz verde para avançar. Mas num próximo post falarei disso mais a fundo (sim, já tenho pelo menos 4 tópicos para posts)!

Malta, é quase fim-de-semana! Divirtam-se!


Bjs!

10 dezembro 2013

Despedidas...

Dou por mim a comer tudo aquilo que me apetece...em tom de despedida. As pessoas chegam mesmo a dizer "aproveita estes momentos".

Eu sei que ainda falta algum tempo e tenho de ter cuidado para não engordar muito mais, correndo o risco de ficar sem roupa... E não há necessidade de comprar nova!

Mentalmente, tento-me lembrar o que quero/onde quero comer antes da operação. Ocorrem-me:

- pizza
- francesinha (claro!)
- rodízio
- filetes de polvo
- farrapo-velho
- salmão fumado
- croissant misto prensado
- húngaros
- leite-creme
- arroz-doce
- mousse de chocolate
- cheesecake
- tarte de limão
- CHO-CO-LAAAAAAAA-TE!

Já estou a salivar :) ai ai

E vocês? Fizeram ou vão fazer despedidas? Quais?

Espero que, como a Mary referiu no post dela de hoje que lhe acontece, não sinta falta destas comidas!

Bjs e boa semana!

P.S.: Leiam o post da Mary (blog bandagastricamente, ver nos blogues que eu sigo)! É muito importante fazermos o paralelo entre o "ontem" e o "hoje" e/ou entre  o "agora" e o "depois".

09 dezembro 2013

Agora sim!

Realmente a semana passada foi do pior! Com agravante de estar doente e com ataques de tosse que me faziam vomitar o que tinha e que não tinha no estômago. Cheguei a vomitar sangue! E depois deste episódios, as dores de cabeça que eu tinha durante o dia agravavam-se de tal forma que eu pensava que a minha cabeça ia explodir.

Ao ler o prospecto que me foi dado na instituição onde irei fazer a cirurgia verifiquei que lá dizia que tinha de avisar antes se estivesse constipada e/ou com tosse. Ora, eu tinha ido 2 vezes a um hospital privado com sintomas de gripe e a queixar-me da tosse e disseram-me que não podia fazer nada, era um mecanismo de defesa. Sai de lá medicada com medicamentos que achava não serem os adequados, mas fiz a medicação toda correctamente. Quando a tosse passou, parei a medicação como me foi dito. Veio mil vezes pior, foi quando começaram os vómitos.

Foi quando fui a um segundo hospital privado e finalmente fui vista por alguém competente que me diagnosticou faringite, laringite e inícios de sinusite! Espectacular, não? Não admira que eu estivesse completamente de rastos! Graças a Deus, já estou medicada, antibiótico, ben-u-ron e um "snife" e já me sinto melhor.

E agora sim, prontinha para a próxima semana e a contar os dias para as férias!

Boa semana!

06 dezembro 2013

Comentários Tristes!

Boa noite!

No meu post anterior hoje tinha um seguinte triste comentário:

E não será que saem do teu lado porque tens a mania que és a maior e melhor?

Ora... claro que todos têm direito a dar a sua opinião e quem abre um blog e escreve sobre o seu dia-a-dia tem de estar preparado para ler e, se quiser fazê-lo, responder a estas opiniões. E eu estou e respondi devidamente ao comentário. 
Não sei se a pessoa me conhece pessoalmente ou não (nem sei se me interessa sequer). Qualquer que seja o caso, continua a ser um triste comentário. E se gostam de fazer este tipo de comentários, façam-nos mas sem ser anónimos! Aliás, a partir de hoje só há comentários identificados. E comentários tristes não terão resposta!

Bjs!

05 dezembro 2013

Há dias que... (II)

Que são dias de cão!

Além de estar fartinha de reuniões e mais reuniões, hoje senti-me diminuída e quase excluída da minha equipa. Nem quando fui eu a fazer referência a um ponto importante para qual nenhum estava olhar, foram capazes de baixar as armas... Já estou habituada a que um outro impliquem comigo... Já nem ligo... Mas hoje foram todos... Raios!

E houve uma situação que me irritou profundamente, foi terem-me mandando para uma reunião sobre um assunto que eu não estava de todo familiarizada e nem sequer tinha documentos. Na sala, sento-me ao pé de um colega de equipa que tinha os ditos documentos... O que ele faz passados 5 min? Muda-se para outro lugar! Enfim! 

Foi o que eu disse a psicóloga, há pessoas muito mesquinhas e desagradáveis onde eu trabalho... Eu sei que o há em todos os sítios, mas acho que dos sítios onde já trabalhei, este é realmente o pior! E não percebo como se andam a tramar uns aos outros das 9 às 18 e depois vão para os copos como se nada fosse. E não me venham que trabalho é trabalho e conhaque é conhaque, porque este tipo de atitudes de andar a tramar, fazer coisas pelas costas, roubar louros, etc... Pode dizer muito sobre as pessoas!

O problema é que sinto-me completamente esgotada (em todos os aspectos) para dar a volta a isto e ponho-me a pensar que irei estar em casa quase um mês ou mais e vou puder recuperar. E por isso opto por-me calar, deixá-los falar e imaginar-me aconchegada no meu sofá, a dormitar ao sol que passa os furinhos da persiana e atravessa a sala... Hmmmm!

Onde está a manivela para fazer o tempo passar mais rápido? Gostava de me deitar hoje e acordar na véspera da cirurgia.

O que vale é que.... É quase fim‑de‑semana!

Bjs

04 dezembro 2013

Segundas Opiniões - Vira o disco e... Soa melhor!

Olá!

Desde que eu resolvi fazer a cirurgia que me diziam para pedir uma segunda opinião, quiçá uma terceira. E assim o fiz, depois de ter conversado com uma pessoa que fez o bypass gástrico sem complicações e a correr bem há quase um ano (claro que isto não quer dizer muito, os corpos diferem).

E ainda bem que o fiz (e peço desculpa a quem chamei chato/a por me melgarem com isto)! Não é que estivesse mal servida com o meu médico anterior mas tive uma maior sensação de tranquilidade, de certeza e de confiança com o meu novo médico. E sai de lá com a cirurgia marcada, também para o início do ano o que me permite manter os planos.

Como hoje ligaram do Instituto Cuf a indicar que todos o exames estavam prontos, dei lá um pulo e aproveitei para desmarcar as consultas que tinha marcadas e tentar falar com o Dr António Sérgio mas ele não estava. A menina da recepção deu-me um número para ligar para tentar falar com ele, mas acabei por dar de caras com ele e com a enfermeira Paula. Fiquei atrapalhada. Acabei por dizer que tinha pedido uma 2ª opinião e que portanto ia cancelar a cirurgia. O Dr António Sérgio disse que tudo bem, que era normal mas eu vi que ficou desiludido porque percebeu que eu ia fazer com outro médico e não o disse directamente. Não tenho jeito nenhum para estas coisas, não consigo mentir mas também me custa dizer a verdade... E fica pelo meio. Estando dito (mais ou menos) ao Dr. António Sérgio, enviei mail à nutricionista e a psicóloga (a pessoa que mais me custa a deixar) a informar e a agradecer a disponibilidade.

Para quem está ler isto (especialmente a Mary) convém deixar dito que eu não tenho nada contra o Dr António Sérgio, pelo contrário, foi externamente paciente, respondeu as minhas perguntas (estúpidas) todas, etc... E o pessoal da Cuf é 5 estrelas e eu adorei a nutricionista e principalmente a psicóloga. 
Simplesmente criei uma maior empatia com outro médico... E o facto de conhecer pessoalmente uma pessoa que foi operada pelo mesmo médico e através do mesmo método ajuda muito e vai ajudar muito mesmo no pós. Pelo sim, pelo não falei com a minha médica que me segue regularmente e ela concordou que tomei a melhor decisão.

A reter deste post: peçam sempre uma segunda opinião. Se tiverem alguém na área da saúde peçam informações. Se souberem de alguém que já foi submetido ao mesmo procedimento, espremam-no ;) para qualquer cirurgia é importante irmos o mais calmos e confiantes possível. E atenção ao que lêem na internet... Há que saber filtrar!

Beijos!