Olá!
Desde que eu resolvi fazer a cirurgia que me diziam para pedir uma segunda opinião, quiçá uma terceira. E assim o fiz, depois de ter conversado com uma pessoa que fez o bypass gástrico sem complicações e a correr bem há quase um ano (claro que isto não quer dizer muito, os corpos diferem).
E ainda bem que o fiz (e peço desculpa a quem chamei chato/a por me melgarem com isto)! Não é que estivesse mal servida com o meu médico anterior mas tive uma maior sensação de tranquilidade, de certeza e de confiança com o meu novo médico. E sai de lá com a cirurgia marcada, também para o início do ano o que me permite manter os planos.
Como hoje ligaram do Instituto Cuf a indicar que todos o exames estavam prontos, dei lá um pulo e aproveitei para desmarcar as consultas que tinha marcadas e tentar falar com o Dr António Sérgio mas ele não estava. A menina da recepção deu-me um número para ligar para tentar falar com ele, mas acabei por dar de caras com ele e com a enfermeira Paula. Fiquei atrapalhada. Acabei por dizer que tinha pedido uma 2ª opinião e que portanto ia cancelar a cirurgia. O Dr António Sérgio disse que tudo bem, que era normal mas eu vi que ficou desiludido porque percebeu que eu ia fazer com outro médico e não o disse directamente. Não tenho jeito nenhum para estas coisas, não consigo mentir mas também me custa dizer a verdade... E fica pelo meio. Estando dito (mais ou menos) ao Dr. António Sérgio, enviei mail à nutricionista e a psicóloga (a pessoa que mais me custa a deixar) a informar e a agradecer a disponibilidade.
Para quem está ler isto (especialmente a Mary) convém deixar dito que eu não tenho nada contra o Dr António Sérgio, pelo contrário, foi externamente paciente, respondeu as minhas perguntas (estúpidas) todas, etc... E o pessoal da Cuf é 5 estrelas e eu adorei a nutricionista e principalmente a psicóloga.
Simplesmente criei uma maior empatia com outro médico... E o facto de conhecer pessoalmente uma pessoa que foi operada pelo mesmo médico e através do mesmo método ajuda muito e vai ajudar muito mesmo no pós. Pelo sim, pelo não falei com a minha médica que me segue regularmente e ela concordou que tomei a melhor decisão.
A reter deste post: peçam sempre uma segunda opinião. Se tiverem alguém na área da saúde peçam informações. Se souberem de alguém que já foi submetido ao mesmo procedimento, espremam-no ;) para qualquer cirurgia é importante irmos o mais calmos e confiantes possível. E atenção ao que lêem na internet... Há que saber filtrar!
Beijos!