27 junho 2014

Retrocessos e Comparações

Desde já peço desculpa pela minha ausência não só neste espaço como nos vossos mas tenho bastante ocupada entre o pessoal e o profissional.

Espero que tenham tido um excelente S.João (ou S.António). O meu foi com uma 2 bifes fininhos de picanha, salada de alface, tomate e claro pimentos assados. Pequei obviamente: meio copo de coca-cola zero e um bocadinho de uma sobremesa gelada. Fogo na ribeira e caminhada desde aí até ao Castelo do Queijo e voltar (claro que acompanhada por bolachas de água e sal e compais essenciais!)

A questão que me traz cá hoje são os retrocessos e as comparações. Os meus retrocessos e de outras pessoas e as comparações que fiz... Como eu já contei na minha história, eu emagrecia (nunca ao ponto de ser magra nem cheiinha sequer) e desleixava-me... Começava a facilitar e engordava. Recordo-me que, pouco antes de iniciar a Dieta 10, uma colega do meu primo fez uma dieta rigorosa. Quando a conheci ela era bastante forte... Devia pesar uns 110 kg e medir 1.60. Quando a voltei a ver cerca de um ano e meio depois, ela tinha perdido mais de 50 kg. Estava fantástica! Entretanto, começo eu a dieta e perco cerca de 25 kg. Neste "auge" atingido em ano e meio essa rapariga tinha engordado novamente... Não tudo, mas 1/4 do peso perdido pelo menos. E eu recordo-me de comentar "então... tanto esforço, não sei como ela se deixa ir sem ter uma atitude. Espero que isso não me aconteça"... E aconteceu... Tão rápido que parece que nem deu tempo para actuar.

E a ideia de fazer este post surgiu hoje (apesar de já ter sido assombrada pelo medo de parar de perder peso ou pior, voltar ao mesmo) quando vi a foto de outra pessoa. Esta pessoa, através de muito muito ginásio e uma alimentação muito rigorosa ao longo de 2 anos, tinha perdido à vontade uns 60kg. O ano passado teve de emigrar e as coisas não correram muito bem. Ela publicou no facebook que a situação estava a comprometer a manutenção do peso. Apesar de não sermos chegadas, enviei-lhe uma mensagem como eu gostaria que me enviassem a mim quando eu começo a engordar. Basicamente dizia que eu sabia que ela tinha-se esforçado realmente e era uma pena se ela se deleixasse. Que podia não puder controlar o que estava a acontecer, mas podia controlar o que comer. Que eu percebia, que já tinha passado pelo mesmo e daí estar a falar com ela. E que olhasse para fotos antigas. Acho que não disse nada de mal mas ela nunca me respondeu. Hoje deparei-me com fotos dela (que voltou a emigrar)... Deve ter engordado 20 kg :( e eu fiquei tão triste que me apeteceu falar com ela... Mas não o fiz. E depois assaltou-me a minha história e o medo do futuro. E se? Já sei que não posso pensar assim... Muito! Mas tenho efectivamente de controlar-me muito bem. Não posso criar vícios, não posso facilitar... Porque apesar de comer pouco não quer dizer que possa comer do que eu quiser... Até porque o corpo reequilibra-se e adapta-se ao novo regime. 

Até agora não tinha encontrado um tópico realmente digno do grupo de psicoterapia... Medo de perder o controlo... E engordar, porque perdi realmente o controlo ou o próprio medo levou-me a consumir descontroladamente. Parece-me um bom tema para levar... Antes que...

Bjs e bom fim‑de‑semana 

2 comentários:

Ana disse...

Ora aqui está um tema que realmente vale a pena debater e falar falar falar.....
É um assunto que é tocado em todas as minhas sessoes com a psicologa.
Apesar de comer quantidades irrisorias, tenho imenso medo de engordar, de estagnar... e este bichinho segundo diz a psicologa faz com que eu ainda coma menos e faça o estomago rejeitar ainda mais a comida.
É um assunto que deve estar sempre presente, para não nos deixarmos levar e nao retrocedermos , e para conseguirmos encontrar smepre um ponto de equilibrio.
beijinhos

Unknown disse...

O medo é real...
E é esse medo que nos vai proteger (desde que não se transforme em obsessão).
E digo isto porque tenho um exemplo bem perto. A minha vizinha que fez bypass já recuperou 30 dos 50 kilos perdidos... nem imaginas como fico, literalmente, aterrada quando a vejo...
e sabes o que me apercebi quando conversei, várias vezes com ela? que continua com a lógica do: eu abuso hoje, amanhã faço dieta... conclusão...abusa todos os dias, faz dieta uma vez por semana... e acha que vai voltar a emagrecer os 30 já ganhos, de novo... mas não faz nadinha para isso...
Imaginas-te assim? não,pois não? então não te preocupes, saberás sempre abusar nos dias de festa e andar certinha o resto do ano. É esse medo que te vai proteger. é esse medo que me protege!
bjinhos! coragem! ( às vezes tb sonho que voltei a engordar...quando acordo é um alivio ver que não passou de um pesadelo!)