04 junho 2014

Dia-a-dia: Alimentação

Já que estou (outra vez!) com insónias, resolvi fazer um post sobre o que tenho comido ultimamente. Algures no tempo, postei aqui no blog (http://banda-ou-bypass.blogspot.pt/2014/03/consulta-de-nutricao-3-mes.html) o último plano dado pela nutricionista.

Ora bem... Eu sigo mais ou menos o plano. Vou-vos descrever o meu dia (de semana... porque é melhor nem falar do fim‑de‑semana):

Ao acordar: como tomo um comprimido em jejum, por norma como uma bolacha maria ou de água-e-sal
Pequeno-almoço: ocorre após 2h de acordar. Como uma fatia de pão de forma integral com queijo ou philadelphia light ou um triângulo de vaca que ri light.
Snack: após 2h começa a dar a fomeca mas ainda falta meia hora para o almoço. Costumo atacar as bolachas de água-e-sal não ultrapassando as 3.
Almoço: sopa (que tem falhado estas últimas semanas agravando a minha prisão de ventre). A sopa é de legumes e como cerca de 120ml. Depois da sopa tenho a refeição que costuma ser proteína (como não ponho na sopa, como mais à refeição) e hidratos de carbono (uma colher de arroz ou de massa, raramente como batatas mas quando o faço é apenas uma). Devia comer legumes mas têm falhado também. Opto por tomate ou pepino. Ultimamente tenho comido mais carne e o peixe também tem falhado. As refeições costumam ser bife de vaca, salmão fumado com queijo fresco e tomate, sushi (ao fim‑de‑semana), carne picada, ovo escalfado, bife de frango ou peru grelhados, omolete de queijo/fiambre/cogumelos/legumes, atum, peixe-gato/salmão/lombos de pescada assados no papelote,... Isto acompanhado de massa ou arroz e legumes (tirando quando é sushi ou salmão fumado. Uma vez por outra, apenas ao almoço, como uma peça de fruta pequena.
Meio da tarde: (após 2h)nem sempre faço, a maioria das vezes são no máximo 3 bolachas de água-e-sal ou por vezes uma peça de fruta e uma bolacha. A fruta também tem falhado mas na verdade, e apesar de gostar até de fruta, sempre me esqueci um pouco dela.
Lanche: (após 2h) igual ao pequeno-almoço.
Snack: (após 1h30-2h) normalmente, a não ser que saiba que vou jantar tarde, apenas o faço se for ao ginásio. Quase sempre é um compal essencial e 2 ou 3 bolachas maria ou de água-e-sal (30min antes do ginásio)
Jantar: (após 3h) há dias que nem tenho fome. Igual ao almoço mas normalmente não como tudo.
Ceia: se me deitar muito tarde, acabo por ir comer uma bolacha.

Vá, o fim‑de‑semana também não é assim tão mau... Normalmente o pequeno-almoço, almoço e jantar são feitos embora sem horas... Falham as outras refeições e eu vou tirando aqui ou ali uma bolacha. Parece que ao fim‑de‑semana não tenho fome :)

Enquanto escrevi, surgiram várias falhas que vou tentar eliminar:
- Legumes... Checked! Pelo menos fazer uma dose à refeição: sopa ou legumes. Sendo que o ideal é fazer as duas coisas. Bom trânsito intestinal, maior perda de peso!
- Fruta... Checked! Não posso falhar a fruta... Se me quero livrar das vitaminas artificiais, tenho de fazer da fruta a minha melhor amiga!
- bolachas... Out! Parece-me bolachas a mais, vou optar por fruta desidratada talvez...

Ando a pensar cortar nos hidratos apesar de apenas fazer uma colher (quando no plano diz 3... o que me parece exagerado!) e não falhar nos legumes. Vou começar a cortar à noite. No entanto, para já sigo a regra da nutricionista: começo pela proteína e depois se tiver fome sigo para os hidratos. A maioria das vezes, 1/4 dos hidratos não são comidos. 

Alimentos consumidos e tolerados:
Sushi e mini crepes de legumes, salmão e truta fumados, hamburguer do Mac sem molhos (acompanhado por salada! e deu para 2 refeições), gelado Epá, coca-cola (comecei por beber apenas 1/4 de copo e agora chego a meia lata... apenas em ocasiões especiais), kebab, natas (nos bifinhos com cogumelos), bifanas, bolo de chocolate,... Ena! Tanta coisa... Proibida! ;)

Alimentos intolerados:
Nozes, compota, cenoura cozida (desde os caldos... Mas também eu já não gostava muito)

Com curiosidade de experimentar:
Massas do Wok to Walk

Bjs

1 comentário:

Unknown disse...

Boa!
É assim mesmo!
Eu também tenho dificuldades em introduzir a fruta.
É a minha nova luta!
Bjs!