20 fevereiro 2014

Consulta de cirurgia

Como prometido aqui fica um resumo da consulta:

- como se tem sentido?
- bem. Não tenho fome, não consigo beber água e tive esta semana o meu primeiro episódio de dumping.
- quanto à água, tente beber água ou chá morno. Quanto ao dumping, se calhar mastigou mal ou comeu rápido de mais.
- acho que não... Mas... 
- vamos pesar... Hmmm... Quase menos 10 kg... Ok. Tem mais alguma dúvida?
- Hmmm... Assim de repente só me ocorre que não consigo comer ao almoço sopa e passado uma hora o prato... Mas a nutricionista disse que não há problema.
- escusa de fazer as duas coisas. Tenho pacientes que fazem metade de cada. Pare entre cada 3 garfadas para ver se está satisfeita. Se estiver, pare. Entretanto tem luz verde para ir para o ginásio... Musculação! Nada de aulas... Precisa é de criar massa magra para ajudar a queimar a gorda e tonificar. Quero a ver daqui a 2 meses com análises feitas.

E foi isto. Estou a fazer tudo que ele mandou... A musculação começa para a semana. 

Só um aparte: como eu achava e bem, uma das balanças dos consultórios estava mal calibrada. Como a única vez que me pesei antes da cirurgia foi na balança do cirurgião, é na dele que acredito...

Próximo post: Dumping

Bjs



19 fevereiro 2014

Assim de rajada...

Apareço para dizer que estou viva...

Sobrevivi à 1ª semana de trabalho... Por uma unha negra! Por entre abraços, beijinhos e olhares estranhos descobri que havia muito trabalho que foi deixado para mim. Uma colega que estava grávida teve de meter baixa mais cedo por ser uma gravidez de risco... E éramos nós as duas que dávamos mais vazão. Resumindo... 10h de trabalho por dia! Isto traduziu-se num caos completo em casa onde não mexi numa palha além de cozinhar e fazer doses!

O fim-de-semana serviu para tratar da casa e no domingo aproveitar o sol com os amigalhaços!

Hoje foi dia de consulta com o cirurgião... Mas mal tenha um tempinho, passo aqui a contar. Agora está na hora do xixi&cama ;)

Bjs!

08 fevereiro 2014

Consulta de Nutrição

Olá!

Hoje foi o dia da consulta com a nutricionista. 

Perguntou-me como estava, se tinha tido dificuldades. Disse-lhe que estava farta de batidos, estava com prisão de ventre e que não conseguia beber água. Ela tira-me as palavras da boca "cai como uma pedra no estômago"! Pelos visto acontece à maioria e mandou-me beber chá quente ou morno. Quanto à prisão de ventre, desde que não passe os 8 dias é normal. Irá melhorar à medida que a alimentação se torna mais "normal".

Pesou-me e a balança marcou menos 10 kg. Muito bom disse ela mas eu estranhei... Diz ela que sendo assim posso começar hoje uma nova dieta que vai durar um mês. Mas tenho de terminar o suplemento (passo a juntá-lo na sopa e/ou na fruta)... Bye Bye batidos!

Perguntas colocadas:

Chicletes? Sim, no máximo 5 minutos.
Exercício? Para já caminhadas.
Se trabalhar até mais tarde e passar a hora da sopa, o que como? Tentar a fruta.
O puré pode levar um pouquinho de leite e de manteiga? Leite sim, manteiga não.
A sopa pode levar feijão? Só se for muito bem moído.
Perda de peso expectável? 2 kg por mês
Se ficar acordada até mais tarde? E se dormir até mais tarde? Fazer uma refeição igual ao pequeno-almoço 2h depois da ceia. Não fazer o meio da manhã.
O almoço é sopa e passado uma hora o prato normal. No trabalho não posso fazer isto! Não há problema, não como a sopa. Mas ao fim-de-semana tenho de fazer...

Sai da consulta e fui logo às compras. Carne boa sem gordura para picar, tomates maduros, arroz carolino, cuscuz, batatas para fazer puré, peixe, legumes, iogurtes sólidos, cevada, fruta,...

Quando cheguei a casa pesei-me: menos 8 kg e qualquer coisa. Pois... O peso que ela tinha na ficha foi de uma balança de outro consultório. Apesar de serem iguais, uma delas está mal calibrada de certeza.

Primeira refeição feita da nova dieta: arroz de tomate e carne picada. Tudo muito muito muito cozidinho. Ficou a faltar a porção de puré de legumes. Que bem que me soube!

Próxima consulta: Cirurgia

Bom fim‑de‑semana!

07 fevereiro 2014

Consulta de Psicologia

Bom dia!

Ontem tive consulta com a psicóloga e saí de lá com uma proibição: pesar-me mais de que uma vez por mês :(((((((

Diz ela que cria ansiedade e que a balança tende a parar de descer. Argumentei que era uma forma de ver como estava o meu corpo a reagir às mudanças de alimentação, que ficava mais ansiosa por não me pesar e o melhor que consegui foi durante 3 meses posso-me pesar de 2 em 2 semanas... Não vou conseguir! Mas a ver vamos...

Comentei com ela que estava fartinha da alimentação e que as bebidas proteícas eram do pior... Pelos vistos não sou a única a queixar-me... Existem com sabor a ananás e a café que por serem menos doces são menos enjoativos. Sai da consulta e fui logo comprar. Só havia de café e tem menos proteínas do que os que eu estava a tomar. Ora, se a psicóloga disse que outros pacientes os tomavam... Comprei e bebi logo metade (já que estava na hora)... Muito bom o de café! Muito menos enjoativo sem dúvida e faz-me lembrar as meias de leite que eu tanto gostava de tomar ao lanche.

Entretanto estou inscrita num grupo de psicoterapia. Duas vezes por mês, vamos trabalhar todas as questões que nos empurram para a obesidade e depois todas as questões sobre como lidarmos com a mudança do nosso corpo.

Ah, por falar em mudança do corpo... Não me posso pesar, mas uma vez por semana tenho de olhar para o meu corpo sem roupa num espelho de corpo inteiro. "Não tem? Compra!". Por acaso até tenho.

Próxima consulta: Nutrição

03 fevereiro 2014

E a balança marca...

... após 3 semanas de cirurgia, menos 7,8 kg! Oh yeahhhhhhhhh :))))

Estou um bocadinho farta de batidos e mais batidos. Com saudades de comer de garfo e faca, de mastigar, de comer a mesa normalmente. Mas aproxima-se a consulta com a nutricionista e espero que a próxima etapa seja melhor, mais diversificada.

Bjs!

02 fevereiro 2014

Sempre com os copos!

Olá!

Ando um pouco desleixada dos posts mas tenho tentado sempre ir aos vossos blogs.

O meu primo T é que gozava comigo na fase líquida: "ainda agora acordaste e já estás com o copo na mão e não o largas!". Pois, era mesmo isso!

De 20 em 20 min tinha de beber 50 ml da bebida correspondente ao horário:

Das 8 às 10h - bebida energética (gatorade, isostar, aquarius)
Das 10.20 às 11.40 - água de cozer maçã ou pêra 
Das 12h ás 14h - caldo de legumes coado
Das 14.20 às 15.40 - bebida energética (gatorade, isostar, aquarius)
Das 16h às 18h - água de cozer maçã ou pêra
Das 18.20 às 19.40 - água ou chá (de cidreira, camomila, tília ou lúcia-lima)
Das 20h ás 22h - caldo de legumes

Fiquei farta! Tão cedo não quero ver nada disto... 

Fome? Não tinha e continuo a não ter :)

Bjs!