20 outubro 2013

Prós & Contras (I)

Hoje fui sair... Toca a vestir umas calças de ganga e... O botão custa a apertar. Botão apertado e a minha barriga fica o dobro e parece que não consigo respirar... Vá a t-shirt tapa.

Ponto de encontro: shopping... Dia de cinema. Onde está a malta? Em lojas de roupa... Só para a minha paciência! Se calhar, um dia quando emagrecer (e for rica), vou andar lá enfiada todos os fins-semanas... Mas não me parece. Vejo um casaco que gosto, só há até ao 46... Nem vale a pena experimentar!

Jantar: burguer king... Eu adoro burguer king. Vá lá, com vergonha não pedi o menu king que costumo pedir por causa das batatas e o hamburguer era mini.

Cinema: há que subir um lanço de 10 escadas, fico a arfar. Sento-me na cadeira, sinto-me apertada, balofa, sei lá...

Durante este fim de dia estive a pensar em razões para fazer ou não fazer a cirurgia:

1. Não tenho roupa que me sirva. E quanto mais isso acontece, mais desanimada fico, sem vontade de sair e como ainda mais, ou seja continuo a engordar... Bola de neve!

2. Eu adoro comer e há montes de coisas que eu adoro e que fazem tãoooo mal: burguer king, francesinha, pizza, pratos italianos,... Doces! Se faço uma operação restritiva nã vou puder comer nada disto! Se fizer uma operação de mal absorção, passo o dia na casa de banho e tenho de ter um par de cuecas de serviço na carteira. 

3. Cada vez mais é difícil fazer exercício. Fico a arfar, com dores (aliás, dores na costas tem sido uma constante, mesmo sem exercício), sinto-me mal no ginásio por ser diferente,... E sem exercício será mais difícil de perder peso.

4. As questões do ponto 3 vão-me afectar socialmente. Especialmente se fizer a restritiva... Nunca irei comer da mesma forma... Como vai ser quando marcarem um jantar de francesinhas? 


Eu sei que a cirurgia é para o meu bem, mas a que custo. Sempre fui apologista de que tenho de me sentir bem comigo própria.. Não me sinto bem assim... Mas a deixar de comer também não! Preciso de encontrar um equilíbrio entre a saúde e o meu bem psicológico.


3 comentários:

Unknown disse...

olá Cris...
percebo bem as tuas questões e fazes bem em pesquisar o máximo antes da cirurgia, seja ela qual for.
Contudo previno-te do seguinte:
1)não há duas experiencias iguais. o que para mim pode ser um problema para outra pessoa pode não ser.
2) não há milagres. Qualquer das opções tem custos ( ficar gorda tem custos, emagrecer com banda tem outros/ bypass ou afins tem outros.) Importa pensar é no que queres. Quais consequências queres enfrentar.
3)eu optei,. como já leste no meu blog, em contar só a quem quis, mas claro que entretanto já outras pessoas sabem ( e algumas "descobriram". Muita gente desconfia,mas estou-me pouco borrifando). é que há alturas em que temos de nos preservar de quem gosta de dar palpite, de contar as inúmeras historias de horror e afins, etc e tal. Estou feliz com a minha opção. outros dirão que deves contar a toda a gente. o que está certo, para aquela pessoa. A minha visão do assunto é a de que o "melhor" fica para nós e contamos quando queremos. se contarmos tudo...já não há volta a dar.
4) socialmente, quando começares a ficar...hmmm...uma brasa ( eh eh ) perceberas que o ser humanos é ...a modos que FDP... nunca percebi isto, nem hei-de perceber,mas enfim... perceberas que haverá quem demonstrara uma inveja e um desprezo que é incompreensível... haverá pessoas que, quando eras gorda te diziam que : ai que gorda, ai que isso só te faz mal" e que mal te vejam magra fecharão a boca e não comentam nada... mas também teras pessoas a incentivare muito e também aquelas que, umas sabendo da banda, outras não, te dirão: Só comes isso? e outros que já partilhei. Uns dias isso sera uma chatice, noutros não. Aí ou te focas no bem estar que sentes por comeres pouco e te sentires bem ou entras em modo depressão...( eu estou deprimida, como já leste mas nada tem a ver com a banda,muito pelo contrario. acho que, se ainda não fui abaixo completamente foi por me estar a ver a melhorar e a fazer coisas que antes não fazia.) 5)quando há jantares de amigos( e esses sabem da minha situação) eu como o que quero e posso. custa? sim, mas também aprendi a conhecer o que como e agora dou por mim a não querer certas coisas. Dou por mim a ser criteriosa nas "lambuzadelas gastronómicas". Havera coisas que não gostavas e de repente lembraste de as comer com um desejo quase identido ao das gravidas, por exemplo. e comeras e perceberas que continuas a gostar,mas apeteceu...
5)Há coisas que depois será difícil comer, outras não. mas é a consequência... apesar de dura bem melhor do que me sentir a rebolar,nao ter energia para nada, doer-me sempre tudo, chorar baba e ranho por não ter nada que vestir, ir ao medico e tudo era por causa da obesidade...
6) As coisas não são fáceis, não. O Dr. dirá a frase lapidar disto tudo: isto não será fácil,mas vaelra a pena.
Alias, parabéns pela escolha que fizeste. Não terás melhor médico. E na primeira consulta ele será tao claro e límpido que não te falara das maravilhas da cirurgia, mas sim das complicações e desafios ( alguns sera mais com a nutri,dependendo o tipo de escolha),para que saibas o mais possível o que pode correr mal, já que o que pode correr bem é previsivelmente bom.
8) Há dias que custa muito, mas a compensação, no meu caso é impagável. não há preço para as pequenas grandes conquistas e por , quanto mais não seja, ter deixado de vestir um xxl e agora usar um l e as vezes um M . o ter-me dado por mim a correr atras do autocarro! O não ter ido dar uma volta maior para evitar umas escadas ingremes e o ter subido naturalmente e sem precisar do Inem no fim. Do sentir.-me mais feminina,mas mulher, mais atraente. Ouvir os elogios, sim que só esses interessam.
Seja qual for a tua escolha...as consequências la estarão. seguirei o teu blog e vou coloca-lo na lista dos que leio. se precisares de algo mais dispõe.
kiss Kiss , MAry

Ana disse...

Vou deixar-te o meu testemunho, ainda nao fui operada, irei ser em principio no incio do ano. Mas antes de iniciar o processo estava um pouco como tu, até a minha psicologa me dizer "Ana tu precisas de ser operada! Como queres encarar o teu futuro? Amas comer mais do que amas o teu filho e o teu marido?"
Olha é uma decisao muito pessoal que so tu a podes tomar.
Tens que pesar os pros e contras , mas pensa um bocadinho mais além, pensa no futuro quando tiveres diabetes, hipertensao.... pensa que se nessa altura quiseres operar o risco será mais elevado. Pensa na tua saude, por mais que amemos comer,penso que todas nos queremos ser saudaveis.
Dou.te um conselho do fundo do coração , pede ajuda de um psicologo, ajuda imenso dá nos as ferramentas necessarias para avançar com clareza seja qual for a decisao, e como a cirurgia nao opera a cabeça, apenas o estomago, o psicologo ajuda-nos a lidar com todas as transformações sem pirarmos de vez :)
beijinhos andarei por aqui para te da forças ;)~

Cristine (Cris) disse...

Obrigada Anita, pelo testemunho e a força... Nunca mais chega o dia da consulta. Acho que amanhã vou ligar para ver se consigo antecipar.

Bjs