30 outubro 2013

Coisas que me irritam (I)

Se fizer a operação vai haver muitas de certeza... Mas hoje não é disso que se trata.

Numa brincadeira acabei por trilhar um dedo hoje. As dores foram tais que, estava eu a passa-lo por água fria quando comecei a sentir que ia desmaiar. Sentei-me logo e pus um pacote de açúcar na boca. Está tudo ok, provavelmente vou ter uma unha pintada... Adiante.

Um tipo, um dinossauro do meu trabalho sai-se com esta: "vai ao hospital, aproveitas já não trabalhas de tarde!". Já é a 2a vez que se sai com uma destas... E isto irrita-me! Porque ele ganha para aí o dobro do que eu ganho, recebe prémios 50 vezes maiores do que os meus e trabalha metade do que eu trabalho! Apesar de chefes saírem se com esta: "ah, fulaninho não está? Lá deve ter ido ele dar sangue, ou ter ido para uma reunião qualquer de sindicatos ou comissões!". 

Sou sincera, se vier a fazer a operação, vai-me saber bem ficar em casa de baixa e até estou a guardar um resto de férias para colar antes e depois da operação. Vai-me saber bem porque estou farta do ambiente, do lambe-botismo,.. e preciso de parar para me lembrar que no fundo, no fundo gosto de trabalhar ali, gosto do que faço e preciso deste emprego. Vai ser bom para preparar a rentrée... E preciso de descansar porque sinto que mesmo quando durmo as horas todas, nunca é suficiente, chego a meio da tarde cansada e com sono e avizinha-se aí 3 semanas críticas de trabalho.

Sabem aquela sensação de quererem ficar sossegados no vosso canto, quietos, quentes,...? É o que me apetece... E aproveitar o sossego para escrever todos os prós e contras da cirurgia, ler mais, anotar dúvidas para ir preparada para a consulta.

Desculpem o desabafo...

Bjs

27 outubro 2013

Há dias que... (I)

...me irritam! E o dia de mudança de hora é um deles!

Não sei a quantas ando, ainda por cima este fim-de-semana foi diferente...

De resto, ando confusa e a comer como uma alarve :( Vou tentar adiantar a consulta


Bjs e boa semana

EDIT [2013.10.28]: onde dizia adiar passou-se a ler adiantar... Mas não adianta, não há vagas!

23 outubro 2013

Ando... (I)

...ESTOURADA!

A trabalhar quase 12 horas por dia faz amanhã uma semana :( mas também acaba amanhã... Espero!

Para agravar a brincadeira, ando a dormir apenas 5 horas (ou menos até)... Ou seja, o pouco tempo que me sobra é para me esticar no sofá a vegetar... Com porcarias para me alimentar porque não tenho pachorra para cozinhar!

Esta semana também foi pautada por dores de costas, especialmente quando subo escada e quando caminho mais rápido ou por mais tempo... São estes sinais que me indicam que realmente, embora não tenha batido no fundo, estou lá perto. Eu era esperta se aproveitasse e fincasse os pés no fundo e desse impulso para cima... 

A boa novidade é que... Estamos a chegar ao fim-de-semanaaaaaaa!


Beijos!

20 outubro 2013

Ideias... Brilhantes?

Chego a casa e abro o frigorifico e penso... "Hmmm tenho de ir ao continente... Lá vou eu descambar!" 

Eis que a Teca acorda e diz: "e se fizesses as compras pelo continente online? Se olhos não vêem, a cabeça e o estômago não pedem!"

Já sei que vou pagar taxa mas acho que no meu caso vai compensar, já que não gasto esse dinheiro em porcarias! 

Acho que já vou fazer a lista de compras habitual e deixar gravada na minha área. Será que podemos usar os cupões de desconto online?

E ocorreu-me agora que posso agendar a entrega ou o levantamento das compras ao sábado. Assim posso mandar vir sempre só um miminho e fica o dia da asneira... E lá estou eu a pensar em pecar! Bolas!


Bjs!

Prós & Contras (I)

Hoje fui sair... Toca a vestir umas calças de ganga e... O botão custa a apertar. Botão apertado e a minha barriga fica o dobro e parece que não consigo respirar... Vá a t-shirt tapa.

Ponto de encontro: shopping... Dia de cinema. Onde está a malta? Em lojas de roupa... Só para a minha paciência! Se calhar, um dia quando emagrecer (e for rica), vou andar lá enfiada todos os fins-semanas... Mas não me parece. Vejo um casaco que gosto, só há até ao 46... Nem vale a pena experimentar!

Jantar: burguer king... Eu adoro burguer king. Vá lá, com vergonha não pedi o menu king que costumo pedir por causa das batatas e o hamburguer era mini.

Cinema: há que subir um lanço de 10 escadas, fico a arfar. Sento-me na cadeira, sinto-me apertada, balofa, sei lá...

Durante este fim de dia estive a pensar em razões para fazer ou não fazer a cirurgia:

1. Não tenho roupa que me sirva. E quanto mais isso acontece, mais desanimada fico, sem vontade de sair e como ainda mais, ou seja continuo a engordar... Bola de neve!

2. Eu adoro comer e há montes de coisas que eu adoro e que fazem tãoooo mal: burguer king, francesinha, pizza, pratos italianos,... Doces! Se faço uma operação restritiva nã vou puder comer nada disto! Se fizer uma operação de mal absorção, passo o dia na casa de banho e tenho de ter um par de cuecas de serviço na carteira. 

3. Cada vez mais é difícil fazer exercício. Fico a arfar, com dores (aliás, dores na costas tem sido uma constante, mesmo sem exercício), sinto-me mal no ginásio por ser diferente,... E sem exercício será mais difícil de perder peso.

4. As questões do ponto 3 vão-me afectar socialmente. Especialmente se fizer a restritiva... Nunca irei comer da mesma forma... Como vai ser quando marcarem um jantar de francesinhas? 


Eu sei que a cirurgia é para o meu bem, mas a que custo. Sempre fui apologista de que tenho de me sentir bem comigo própria.. Não me sinto bem assim... Mas a deixar de comer também não! Preciso de encontrar um equilíbrio entre a saúde e o meu bem psicológico.


19 outubro 2013

Como já é normal... Toca a a começar... De novo!

Olá!

Mais um blog de uma pessoa obesa... Este poderá ser diferente se eu o conseguir manter.

Como muitos portugueses, sofro obesidade mórbida... Acabei de atingir esse patamar. Sempre fui gordinha e, se calhar, porque nunca fui diferente, custa-me muito emagrecer porque não sei o que esperar. 

Tentei inúmeras dietas, fui seguida por médicos (Dr.Póvoas incluído), li livros, fiz dietas por mim (acho que nunca fiz nenhuma louca... Gosto muito de comer :D), pesquisei na internet,... E o efeito foi sempre o do yo-yo... Porque eu cedo quando já emagreci (apesar de não ser o suficiente) e não consigo pelo menos gerir a dieta para pelo menos manter. E engordo... E atinjo novos patamares de obesidade.

Já uns tempos me tinham falado que a V. tinha feito uma cirurgia bariátrica e eu disse "ah não, se calhar não preciso de tanto... Eu até estou a seguir uma dieta de um livro e está a correr-me bem."... Pois estava, meteu-se o verão, cede aqui cede ali e estou eu viciada em tudo que me faz mal! E engordei o que perdi mais um tanto... E as calças apertam, e nada me fica bem,... E juntando isto a problemas pessoais e profissionais... Só me apetece ir ali a telepizza comprar 3 pizzas familiares que ficam ao preço de uma!


Numa ida a uma consulta de endocronologia, pergunto à médica o que acha da hipótese de eu fazer uma cirurgia. Ela respondeu que eu estava no segmento para ser operada e que no instituto tinham uma excelente equipa que acompanhavam antes e depois. Inclusivé, deu-me um livrinho escrito pelo cirurgião que explica muito bem todas as operações e os respectivos riscos. E lá vim eu para casa ler e pesquisar, especialmente sobre o pós-operatório.

Tenho já consulta marcada com o cirurgião para breve e até lá espero estar com a V. para ela me dar o feedback dela e vou continuar a ler. E basicamente este blog irá servir para dar a conhecer toda a pesquisa que eu ando a fazer, as minhas dúvidas, o resultado da consulta, se vou para a frente ou não... Porque acredito que não sou a única cheia de dúvidas... Ficar mais magra e ver todos os dias a roupa a ficar mais larga vai ajudar-me muito a continuar e a seguir à risca... Mas a que custo? Eu adoro comer! Vou ficar sem fome? E socialmente? Vão aceitar a minha opção? Eu vou conseguir lidar com as críticas?

Enfim... Ouvi dizer que é com um passo de cada vez que se aprende a andar.


Bjs!