22 fevereiro 2015

Por aqui come-se...

Quando andava a pesquisar sobre trajectos de "bypassados" e "embandados", uma das minhas preocupações era saber como se tinham adaptado às refeições normais... Basicamente como era o dia-dia. Como nunca encontrei nada de especial, vou vos dar uma pequena noção da minha alimentação. 

- por vezes evito hidratos mas quando os como é uma quantidade de uma colher de sopa (no máximo duas)
- a quantidade de peixe/carne que eu como ronda as 100 gr. Se for ovos, dantes comia só 1 mas agora já como 1.5/2.
- legumes... Sempre! Por norma alface e tomate mas se não tiver, tenho sempre bróculos e esparregado prontos a descongelar.
- sopa antes das refeições: já fui mais certinha... Em 14 refeições semanais eu devo comer sopa em 8-10 refeições.
- mas afinal o que eu como? De tudo mesmo... Carne e peixe estufados, bife (de vaca, peru, frango) grelhados, peixe feito nos papelotes a vapor, ovos estrelados e omeletes (feitos na sertã de cerâmica onde ponho uma miséria de azeite só para untar e não agarrar), quiches feitas sem base e com iogurte e leite a substituir as natas, salmão fumado com tomate e queijo fresco, hambúrgueres de vaca, douradinhos (não muitas vezes) feitos no forno, alheira (raramente),... Não me lembro de muito mais... Mas levo uma alimentação normal onde tento equilibrar tudo...
- doces... Ai ai os doces! Quando estou em período pré-menstrual é o caos! Optei por fazer gelatina para comer depois do almoço e/ou quando me dá os "ataques"... Também tento atacar a fruta...
- falando em fruta... Também já fui mais certinha. Ao fim‑de‑semana raramente como mas sempre foi assim. À semana, tento comer ao meio da tarde e as vezes levo para comer depois do almoço. Às vezes, como uma banana antes do ginásio ou meia maçã de manhã.
- pequeno-almoço e lanche: chá e meio pão (ou um se tenho mais fome, ou se tive algum tempo sem comer ou vou para o ginásio daí a uma hora) com queijo fatiado ou philadelphia.
- número de refeições: 5 - pequeno-almoço, almoço, meio-da-tarde, lanche e jantar (intervalo entre refeições 2h-3h)
- snacks: por vezes dá assim um aperto e ainda não está na hora de comer. Apesar de saber que não é suposto comer sob o risco de desregular o relógio, eu como ou um queijinho babybel, ou 1-2 bolachas de água e sal, ou uma daquelas bolachas de milho com philadelphia. Também tenho em casa bolachas que tento evitar... Estou a tentar aprender a resistir mas sem sucesso. Por isso vou voltar à ideia de sempre: se não me controlo e se não consigo cumprir regras, não tenho em casa alimentos que não devo!
- líquidos: chá verde durante a manhã e outro chá durante a tarde. Tento beber entre 1l a 1.5 l. Se for ao ginásio normalmente bebo mais 0.5-0.75l de água.

E é isto. Espero que seja útil.

Bjs e boa semana

Sem comentários: